← Back to portfolio

Transexuais representados por cisgêneros nas mídias nacionais

Published on

Apesar de, constantemente, ter transexuais em novelas, estes são representados, em sua grande maioria, por heterossexuais cisgêneros. Existem atores e atrizes transexuais, como Maria Clara Spinelli, que já participou da Novela Salve Jorge e da série Supermax, logo, não faz sentido essa escolha, haja vista que nem tão cedo teremos uma trans representando alguém cis.

A matéria elencaria, com base nas fontes, quantas vezes existiram trans nas novelas/minisséries nacionais e quantas vezes foram trans que, de fato, interpretaram este papel. Visto a diferença, abordaria um tom de reflexão, com as entrevistas. Isso citando também que o mês de Maio é quando é celebrado o orgulho LGBT.

As entrevistas seriam com perguntas como “Para você, qual a importância de uma personagem trans ser representada por uma trans e, o que muda se isso não for feito?”. Isso seria perguntado para entrevistados das mais diferentes idades e que costumam assistir as novelas. Seriam por volta de, no mínimo, dezoito entrevistas: seis pessoas heterossexuais e cisgêneros, seis pessoas do grupo LGB, e seis pessoas trans. A seleção destas seria feito por meio de mídias sociais, como Facebook e Twitter e indicações de conhecidos. 

Os possíveis elementos multimídias utilizados seriam, além do texto, imagens ou GIFS das personagens e fotos dos entrevistados.

http://www.superpride.com.br/2016/01/historico-das-novelas-e-minisserie-com-travestis-transexuais-homens-trans-e-crossdresser.html

http://www.superpride.com.br/2017/04/novela-de-gloria-perez-trara-atriz-trans-em-personagem-cisgenero.html

http://ego.globo.com/televisao/noticia/2017/02/estreante-que-vivera-trans-em-novela-grava-com-maria-fernanda-candido.html

Subscribe to get sent a digest of new articles by Alexandre Arruda

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.